Nesta fase, a fantasia, a criatividade e a cooperação aparecem juntamente com a construção dos saberes e limites.
Observar, proteger, cuidar da saúde, da higiene e da alimentação, dar atenção ao crescimento e desenvolvimento, brincar e divertir, educar e ensinar são os “conteúdos” que compõem o dia-a-dia do nosso Berçário.
O desenvolvimento de competências específicas para um grupo formado por crianças de 19 meses a 3 anos é pensar em proporcionar atividades que contenham uma multiplicidade de experiências para as crianças, visando fortalecer a autonomia, o conhecimento do corpo, a linguagem oral, a expressão de sensações por meio de falas e gestos e a expressão artística, musical, entre outros.
Assim as crianças são estimuladas com mecanismos de repetição, de imitação e da exploração sensorial. Nesta fase ocorre rapidamente o desenvolvimento físico e habilidades motoras. A criança é ativa, aprende por meio de experiências sensoriais, isto é, tocando, apalpando, ouvindo e movimentando-se. Estimular, sempre, com cantos alegres que motivem e excitem os movimentos das crianças, utilizando objetos coloridos e atraentes.
Meio Período | Período Integral | Período Intermediario